• Dúvidas ?
    Entre em contato pelos canais
    de atendimento:
    (47) 2123-4000
    Chat On-Line
    Notícia
    URGENTE CFCS PALMAS TO
    Prezados Representantes de Auto Escolas, AVISO IMPORTANTE Recomendamos que antes de marcarem as Provas Teóricas de seus candidatos, que encaminhem os mesmos que não tiverem foto

ASSINATURA DE RECOMENDACAO DO MINISTERIO PUBLICO PARA CUMPRI (04/07/2012)


Detran irá adequar até 31 de dezembro as normas de trânsito
Coronel Mamede prometeu rigor e disse que órgão deu apoio para buscar a legalidade.

Detran deverá cobrar adequação dos Centros de Formação de Condutores (CFC´s) às Normas do Conselho Nacional de Trânsito. Este foi o teor da recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta segunda-feira, 2, ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com a assessoria de comunicação do MPE, o documento foi entregue pelo Coordenador do Centro de Atendimento Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) do Consumidor, procurador de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, ao diretor-geral do Detran, Júlio César da Silva Mamede. A reunião contou com a participação do presidente da Associação dos CFC´s, Osmar Alencar Júnior, do diretor-executivo e do assessor jurídico do Detran, Lélio Dias Sousa e Júlio Franco, respectivamente.

Durante a reunião, José Omar de Almeida Júnior explicou os motivos que levaram o MPE a intervir na situação. “Temos recebido denúncias das condições precárias dos Centros de Formação. Os índices de acidente no trânsito estão mostrando o que está acontecendo e, provavelmente, a má formação dos instrutores de trânsito tem refletido também na formação dos condutores”, declarou.

A recomendação deverá ser comprida pelo Detran até 31 de dezembro. O coronel Mamede prometeu rigor. “O MPE nos deu apoio maior na busca da legalidade. Agora vamos chamar as autoescolas e falar sobre a recomendação. Aquelas que não se adequarem serão descredenciadas”

O presidente da ACFC´s justificou que os critérios do Contran são de 2010. “Por serem recentes têm tido resistência de adequação por parte dos proprietários”, relatou.

Irregularidades
A atuação do MPE foi necessária após denúncia de irregularidades do Sindicato dos Instrutores de Trânsito e Funcionários de CFC´s contra a associação, que estaria ignorando as exigências legais para o funcionamento dos Centros de Formação, comprometendo assim, a qualidade dos serviços e a segurança dos alunos.

Segundo a representação, falta infraestrutura para a realização das aulas, sendo que todo aparato é de responsabilidade da Associação do Centro de Formação de Condutores, que cobra R$ 100 de cada aluno para custear a manutenção da pista de moto e do percurso de veículos. Além disso, os profissionais reclamam da falta das mínimas condições de trabalho, como abrigo, banheiro, bebedouro e sinalização vertical e horizontal.

Noticia Veiculada no SITE CLEBER TOLEDO